O projeto Emíli@s – Armação em Bits é um projeto de Extensão do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Curitiba.

O objetivo do projeto é realizar ações para aumentar a representatividade das mulheres na área da Computação, despertando o interesse de futuras estudantes e mantendo a motivação daquelas já inseridas nos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.

 Um pouco da nossa história

Dia 08 de março de 2013, uma primeira atividade foi realizada para discutir o assunto com estudantes do sexo feminino dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da UTFPR Curitiba. Cinco mulheres, profissionais e de diferentes áreas da Computação na cidade de Curitiba, compartilharam suas trajetórias de vida com elas.

A partir desta iniciativa o então Centro Acadêmico de BSI (Bacharelado em Sistemas de Informação) criou a Diretoria Feminina. Quatro estudantes fizeram pesquisas sobre o tema no contexto da disciplina de Metodologia de Pesquisa. E assim, outros eventos foram realizados.

Era necessário nomear o conjunto de ações!

Os professores Luiz Ernesto Merkle, Marília Abrahão Amaral e Sílvia Amélia Bim, inspirados pelo nome da produção da Cátedra Regional UNESCO Mujer, Ciencia y Tecnología en América Latina para a edição de 2013 da Campanha Internacional do Dia das Meninas nas TIC: "Alicia en el País de la Tecnología: Descubre, Participa, Crea"  buscaram uma personagem brasileira para representar o projeto do DAINF.

Foi então que surgiu o "Emíli@s - Armação em Bits".

A Emília que inspirou o nome do projeto é personagem do escritor brasileiro Monteiro Lobato, uma boneca muito esperta que faz diversas armações e aprende a falar. Assim, esperamos que o projeto desenvolva ações que permitam que as mulheres - futuras e atuais estudantes e profissionais da área de Computação - tenham voz e vez e façam armações, mas armações sempre para o bem comum, e armações em bits.

No final de 2013, o projeto foi contemplado pela Chamada No 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação - e, consequentemente, muitas ações realizadas em 2014 foram financiadas com os recursos recebidos através desta chamada.

Em razão da aprovação neste edital, o projeto fez uma parceria com o Colégio Estadual Dr Xavier da Silva, vizinho da UTFPR, e algumas estudantes do primeiro ano do ensino médio além de uma das coordenadoras pedagógicas, participaram diretamente das atividades do projeto. O principal objetivo das atividades realizadas em 2014 foi apresentar a área de Computação através de suas diversas facetas, oferecendo oficinas de Banco de Dados, Interação Humano-Computador, entre outras. Além disto, algumas profissionais da área compartilharam suas experiências como forma de incentivar a participação de mais mulheres na Computação.